Gustavo Silvano: Old School Como Deve Ser!

O excelente tatuador Gustavo Silvano de Niterói, faz trabalhos em Americano Tradicional de deixar Saylor Jerry orgulhoso!
Dando continuidade ao nosso intuito de divulgar e mostrar a história de tatuadores brasileiros, vamos hoje conhecer um tatuador que é mais do que excelência no Brasil quando a palavra é Old School, Gustavo Silvano. Sua história e o seu interesse por tatuagens começou lá atrás, numa das melhores décadas possíveis, nos anos 80, em nossa capital nacional Brasília. Centro de toda rebeldia e também das novidades que vinham de outros países, sejam pela música ou pelos esportes, essa meca da arte foi inspirando Gustavo a se enturmar mais ainda com essa galera e nesse interim acabou fazendo parte de uma banda!
O contato direto com a tatuagem e com a paixão pelo desenho apareceu quando ele vinha de férias para o Rio de Janeiro, mais precisamente para Cabo Frio, região com muitas praias. Gustavo diz que nesta época a orla da praia do Forte ficava lotada de kombis que faziam tatuagens, o procedimento era o desenho feito com canetas hidrocor (canetinhas) e depois passado um verniz por cima, ele conta que fazia umas duas tatuagens por dia, e que treinava bastante em seus amigos da mesma quadra com essa mesma técnica. Já no começo da década de 90, ele se mudou para o Rio de Janeiro e teve a chance de fazer a sua primeira tatuagem "de verdade", com máquina e agulhas.
Como tocava em uma banda, foi fácil arrumar um emprego de vender propagandas para uma fanzine de rock. E por conta disso conheceu um tatuador de Niterói que era referência em tatuagens na época, fizeram uma arte  que marcou literalmente a amizade entre os dois, que dura até hoje! No final dos anos 90 ele viajou para os Estados Unidos e ficou lá por 9 meses, e nesse tempo de gestação ele foi criando uma paixão e um carinho muito grande pelo estilo Old School, que lá fora é chamado de "Americano Tradicional". A troca de informações e estar mais perto dos caras que eram referência mundial no assunto, só o fizeram ter mais certeza do que ele queria para a sua vida: viver de arte! Da respeitosa e imortal arte do OLD SCHOOL!
Ele já conhecia e se identificava muito com a cena "Rockabilly" na época, e que está voltando com força total agora, e por isso sabia o que mais se procurava nos estúdios de tatuagem em termos de designs, eram os clássicos naipes de baralhos, adagas e caveiras, dados, corações, temas de jogos no geral e as lindas pin-ups! Neste momento ele soube que o caminho certo a seguir seria o das tatuagens Old School, vendeu todas as coisas de valor que tinha na época, um carro e uma boa guitarra para poder investir num estúdio de tatuagem com um amigo. Isso foi no início de 2002, e ele ficou de aprendiz absorvendo as informações sobre regulagens de máquinas de tatuar, soldagem de agulhas (antigamente as agulhas eram feitas artesanalmente, os tatuadores compravam as agulhas e as soldavam UMA POR UMA até ter o resultado esperado para cada tipo de tatuagem), assepsia, biossegurança, atendimento aos clientes e os cuidados pós tatuagem.
Em 2003 ele já estava em plena função e tatuando full time, e foi convidado para trabalhar em São Paulo onde ficou mais uns 9 meses. Em 2004 com a gravidez de sua esposa Laila, ele voltou de vez para Niterói e junto com ela fundaram o estúdio que é referência em tatuagens Old School no Brasil, a Pin-Up Tattoo Niterói! Com o seu próprio estúdio traçou como meta sempre atender pessoalmente todos os seus clientes, e NUNCA repete um desenho de tatuagem! Ele diz que essa conversa com o cliente é muito importante para isso, captar o que as vezes nem o próprio cliente sabe o que quer com 100% de certeza, e que preza pela exclusividade de todas as tatuagens que faz.
Devido à esta notoriedade aqui no Brasil, ele hoje é patrocinado por uma das maiores empresas de tintas e materiais de tatuagem do mundo, a Electric Ink. Ele ajuda no projeto e desenvolvimento de máquinas para a melhoria da indústria da tatuagem no Brasil, para que tatuadores e é claro, o cliente tenha sempre o melhor em mãos.
Gustavo se considera um cara simples mas com muita personalidade e ele busca sempre imprimir isto em seus trabalhos incríveis em Old School. Agradece à todos que de alguma forma contribuiram para a sua evolução, e que está ansioso para ver o que a nova geração tem pra mostrar, principalmente a galera que curte uma tatuagem Old School! Espero que vocês tenham curtido, em breve tem mais matérias especiais com o que temos de melhor no nosso cenário brasileiro das tatuagens!

Muito obrigado Gustavo por ter me dado um pouco do seu tempo para trocarmos essa idéia e eu poder mostrar pro mundo o cara sensacional que você é! Agora, vamos ver um pouco do trabalho incrível desse cara! Até a próxima!