Eyeball: Entenda Um Pouco Sobre A Beleza E Os Riscos Da Técnica

Filipe_Lopes in Brasil

Conheçam um pouco da polêmica técnica do Eyeball, ou a "Tatuagem nos olhos"

O tatuador Pep Treze foi um dos primeiros a ter os olhos coloridos no Brasil
O tatuador Pep Treze foi um dos primeiros a ter os olhos coloridos no Brasil

Ainda existe muita resistência no mundo da tatuagem com a galera que adora fazer modificações corporais extremas, sejam em bifurcar a língua, implantes, orelhas de elfo, corte no septo e por ai vai. A surpresa das pessoas quando veem alguém que tem alguma dessas técnicas no corpo varia muito, vai desde um espanto legal até fazer aquela cara de nojo que eu tô ligado que muitos fazem, e infelizmente, os comentários ainda são piores ainda, eles vão desde dizer que tem pena da pessoa por ela não ir para o céu, até dizer que é doença mental. Mas ai vai um recado que já ouvi vários modificados dizerem: Eles estão pouco se fo#%!@ para a sua opinião!

Vamos então falar sobre um procedimento que está muito popular aqui no Brasil que é o Eyeball Tattoo, já começa a polêmica pelo nome dado à técnica. Muitos dizem que não pode ser chamado de tatuagem, pois não usa uma máquina de tatuagem, que é ruim para a história da tatuagem e coisas bem piores. O Eyeball é feito com uma seringa cheia de tinta e aplicada na esclera dos olhos, a tinta fica entre a membrana e os olhos propriamente ditos. O Eyeball tem apenas 8 anos de criação e ainda é bem controverso entre os profissionais da modificação, ele foi inventando por Shannon Larratt e LunaCobra.

Shannon Larratt, o pai do Eyeball
Shannon Larratt, o pai do Eyeball

Tudo começou quando a esposa deste cara ai em cima teve que fazer um tratamento nos olhos, que consistia em colocar um líquido para a membrana se descolar um pouco dos olhos, e ele teve a "brilhante" idéia de colocar alguma coisa neste espaço que foi criado. Depois de muita conversa ele convenceu a esposa a deixar ele colocar uma jóia nos olhos dela, isso mesmo, uma JÓIA nos olhos dela, mais precisamente uma estrelinha! Não acreditam? Olhem a foto!!!

Esposa de Shannon com uma estrelinha ali no canto do olho, que aflição!!!
Esposa de Shannon com uma estrelinha ali no canto do olho, que aflição!!!

Recent from Brasil

Depois do processo bem sucedido ele começou a pensar com seu amigo Luna o que poderiam fazer para explorar esse novo mundo de modificação nos olhos, e o pensamento foi o de pintar a parte branca dos olhos! Assim como nas tatuagens, a primeira cobaia foram olhos de porcos mortos para fazerem o experimento. Depois de alguns olhos pintados começaram a aparecer alguns amigos de Shannon se oferecendo para serem cobaias humanas para a técnica. Shannon ficou com medo da repercussão que teve, ele queria apenas fazer entre alguns amigos bem próximos e do nada várias pessoas apareceram para terem os olhos pintados.

Luna trouxe o primeiro cliente a aceitar fazer o Eyeball, o resto é história!
Luna trouxe o primeiro cliente a aceitar fazer o Eyeball, o resto é história!

O primeiro procedimento foi feito em uma pessoa da convivência de Luna, e deu certo. Onde o amigo de Luna andava as  pessoas sempre perguntavam o que era e dentro de poucos dias, a notícia tinha se espalhado a tal ponto que pessoas praticamente faziam filas na casa de Shannon implorando para serem novas cobaias. Shannon sempre dizia que era um experimento e que não aconselhava as pessoas a fazerem, com isso, ele fazia as pessoas assinarem um termo de responsabilidade o isentando de qualquer complicação. Aqui no Brasil tinha um projeto de lei que estava tentando proibir o Eyeball, ao que parece não foi pra frente.

O brasileiro Alex Cardoso tem o Eyeball e alguns implantes na testa
O brasileiro Alex Cardoso tem o Eyeball e alguns implantes na testa

O fato é que por não ter uma tinta específica e não ser regulamentado em nenhuma parte do mundo, o procedimento é considerado exercício ilegal da profissão de oftalmologista aqui no Brasil. Os próprios criadores da técnica não recomendam nenhuma pessoa fazer o Eyeball, já que é uma técnica relativamente nova em que não se conhecem direito as sequelas, só o que se sabe é que em alguns casos existem uma queimação irritante constante, a tinta "descer" para debaixo dos olhos, sem contar que a pessoa tem que estar MUITO certa do que está fazendo, as implicações sociais e profissionais são bastante variadas, e não tem reversão, uma vez feito o Eyeball não tem como ser retirado.

O brasileiro Maycoln Tarasevic é body piercer e adepto do Eyeball
O brasileiro Maycoln Tarasevic é body piercer e adepto do Eyeball

As informações ainda são desencontradas sobre casos de uma sequela mais séria envolvendo o Eyeball, como por exemplo uma cegueira. Vamos nos manter isentos e apenas passar as informações que encontramos no maios forum sobre modificações corporais do mundo, criado por Shannon Larratt, o BME. Shannon faleceu em 2013 por complicações de uma doença rara que tinha, ele sentia dores agudas por todo o corpo e fazia as modificações para sentir uma dor localizada e não tinha ideia de que o que tinha era uma doença fatal...

Uma das últimas fotos de Shannon, com o Eyeball feito por Luna
Uma das últimas fotos de Shannon, com o Eyeball feito por Luna

Muitos dizem já ter relatos de cegueira permanente mas nunca foi comprovado cientificamente que isso tenha ocorrido, no mais, fica a cargo da vontade e da consciência de cada um sobre os riscos do procedimento. Todos tem o direito de fazer o que quiser com seus corpos, e a arte tem que ser apreciada de todas as formas possíveis, mesmo que assuste no início.

Um dos maiores profissionais em modificação corporal do mundo, que vive no Chile e faz todo tipo de modificação corporal, inclusive o Eyeball diz:

Mulheres de atitude!
Mulheres de atitude!

"Antigamente tudo era proibido, e até colocar um brinco na farmácia traz riscos" Espero que tenham gostado de saber um pouco sobre a técnica que vem aquecendo o mercado da modificação e dando o que falar!

Alguns cientistas fizeram testes e disseram que a tinta usada para pintar os olhos é a mesma da usada na tatuagem na pele, e com o tempo ela pode virar "borracha". E o que vocês acham disso? Fariam em vocês?

O Eyeball pode ser feito com todas as cores
O Eyeball pode ser feito com todas as cores
Geralmente quem faz o Eyeball já é um tatuado hardcore!
Geralmente quem faz o Eyeball já é um tatuado hardcore!
Behind Blue Eyes
Behind Blue Eyes
All black
All black
Jeff e Mary, brasileiros
Jeff e Mary, brasileiros

Fonte: BME
Obrigado ao maior historiador da modificação corporal do Brasil, Thiago Soares.
Ou o mais conhecido como T. Angel. Você é uma inspiração pra mim cara!

Filipe_Lopes

@Filipe Lopes

Representante América Latina, Editor/Produtor Tattoodo. Sócio-Proprietário do Zero21 Tattoo Studio, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Amor incondicional à tatuagem, modificação corporal e artes visuais! A tinta na minha pele é tão vital quanto o sangue que corre nas minhas veias!

Follow

More from Author

We Recommend

Recent Staff Picks