Lei do Ato Médico pode dizimar os tatuadores do Brasil

Nova Lei Pode Dizimar Tatuadores e Body Piercers No País. Vote Contra!

Vez ou outra a galera da política faz coisas na surdina, meio que por debaixo dos panos. Mas desta vez não vamos dar mole!

Filipe_Lopes in Brasil

A PLS Ato Médico, impõe uma série de restrições ao que só um Médico formado pode executar. O problema é que o texto é muito superficial e pode ser interpretado de formas muito duvidosas!

Alguns anos atrás surgiu um texto de uma Senadora de Goiânia, que pretende restringir as ações que somente um médico formado pode executar, o projeto é encabeçado por Lúcia Vânia. E vocês vão entender o motivo de tanta dor de cabeça que isso pode gerar para nós, amantes da tatuagem e piercing.

Filipe Lopes
From Tattoodo App
Senadora Lúcia Vânia. Só pra dar uma dica: Ela tem Facebook! Partiu mandar mensagens pra ela?
Senadora Lúcia Vânia. Só pra dar uma dica: Ela tem Facebook! Partiu mandar mensagens pra ela?

Mas o que os adoradores de tatuagens como nós, temos a ver com isso? Leiam vocês mesmo:

IV – invasão da epiderme e derme com o uso de produtos
químicos ou abrasivos;
V – invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo para injeção,
sucção, punção, insuflação, drenagem, instilação ou enxertia, com ou
sem o uso de agentes químicos ou físicos.

A tatuagem nada mais é do que a inserção de tinta na derme, a segunda camada da nossa pele. E um produto químico pode ser interpretado até como água injetada na pele! E a lei quer que esse tipo de ação seja feita apenas por um médico formado!

Recent from Brasil

Filipe Lopes
From Tattoodo App
Ronaldo Snoopy, um dos mais respeitados body piercers do mundo alertou a todos nós sobre o projeto de lei Ato Médico!
Ronaldo Snoopy, um dos mais respeitados body piercers do mundo alertou a todos nós sobre o projeto de lei Ato Médico!

Imaginem se essa lei é aprovada e TODOS os tatuadores e body piercers do Brasil não puderem mais exercer suas funções, e o efeito DEVASTADOR sobre a indústria que cresce mais de 400% por ano no país segundo pesquisas do SEBRAE.

Eliana Giaretta, que é presidente da Academia Brasileira de Micropigmentação, e Milton Carvalho, advogado, fizeram uma live explicando os pormenores da lei, e o quanto ela vai influenciar na vida dos profissionais da área, já que se enquadram como esteticistas pela lei. A profissão Tatuador não é regulamentada no Brasil.

O texto é muito suscetível a quaisquer interpretações que podem acabar tornando as tatuagens e piercings PROIBIDOS no Brasil, se não forem feitos por um médico formado. Pra não deixar isso acontecer, vamos colocar o link da votação no final para vocês mostrarem a força que temos!

As tintas e acessórios no Brasil tem aprovação da ANVISA para o uso que se determinam, tatuar ou fazer perfurações de joias no corpo. Dito isso, dá pra ver o tamanho da confusão que isso pode dar se a lei for aprovada.

O Ato Médico foi criado para tentar regulamentar mais coisas que a Senadora julgou ser de uso restrito de médicos, e não vai afetar somente os tatuadores e body piercers, mas também esteticistas, farmacêuticos, e outros profissionais.

Filipe Lopes
From Tattoodo App

Nós corremos pelo que amamos e defenderemos com unhas e dentes a tatuagem e piercing, bem como as modificações corporais. E como pode acontecer basicamente o FIM do trabalho e ganha pão de milhares de artistas, pedimos que TODOS votem CONTRA a PLS 350/2014!

Clique aqui e vote CONTRA a lei do Ato Médico!

Página da Senadora Lúcia Vânia, fazer pressão nunca é demais!

Mandamos a situação pro nosso querido Ami James e ele se pronunciou sobre o assunto:

"O Brasil tem milhares de tatuadores maravilhosos, muitos deles que eu admiro o trabalho, e uma lei ridícula como essa é um retrocesso enorme! Votem contra e se puderem mandem essa lei pra casa do cara&%#!"

Dá só uma olhada nesse vídeo maneiro que nosso amigo tatuador e vlogger, Rony Hall fez!

Grandes empresas e instituições brasileiras são contra o Ato Médico, dentre elas: Art Fusion Supply, maior vendedor de materiais de tatuagem e piercing do Brasil. Tattoo Week, maior convenção de tatuagens do mundo, e Electric Ink, uma das gigantes no ramo da tatuagem no mundo! E você, vai ficar de fora? VOTE CONTRA!

Foto da capa por: Anathema Photography Thx Dianna Spain for the advice!

Filipe_Lopes

@Filipe Lopes

Representante América Latina, Editor/Produtor Tattoodo. Sócio-Proprietário do Zero21 Tattoo Studio, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Amor incondicional à tatuagem, modificação corporal e artes visuais! A tinta na minha pele é tão vital quanto o sangue que corre nas minhas veias!

Follow

More from Author

We Recommend

Recent Staff Picks