Cookie settings

We and our selected partners would like to use cookies or similar technologies to collect information about you for statistical, functional and marketing purposes.

15 Tatuagens Misteriosas Do Olho Que Tudo Vê

15 Tatuagens Misteriosas Do Olho Que Tudo Vê
Brasil2 min Read

E algumas curiosidades sobre esse símbolo antigo

Oláaaa meu alunos! Belezinha? Bora pra aquela aulinha de História ilustrada com lindas tatuagens? Bora!
Hoje a tia Luiza vai contar um pouquinho sobre uma parada meio mística e que gera um rebuliço entre os fanáticos: o Olho Que Tudo Vê.

Esse símbolo, na verdade, se chama Olho da Providência e pode ser interpretado como uma representação do olho de Deus espreitando a humanidade, mas isso não quer dizer que o tal olho pertença ao cara lá de cima.

Costuma ser confundido com o Olho de Hórus (que já falei aqui numa outra matéria sobre simbologia egípcia), mas os dois não tem nenhuma ligação. O tal olho em questão aqui apareceu nos registros históricos entre os séculos XVII e XVIII d.C., beeem depois do outro olho lá.

O Olho da Providência é representado dentro de um triangulo que, por sua vez, é tido como uma referência à Trindade de Deus pelo Cristianismo. (Ou seja, nada satânico como muita gente acredita)

É comumente usado dentro da Maçonaria, como um lembrete aos membros de que são constantemente observados pelo GAU (Grande Arquiteto do Universo, o que abre uma livre interpretação deixando no ar uma referência a Deus).

Em 1782, o símbolo foi colocado no verso do grande selo dos Estados Unidos. Maaasss, em 1776 o olho já havia sido introduzido pela galerinha do comitê original do projeto, e foi desenvolvido baseado nas ideias do consultor artístico Pierre Eugene Simitiere.

"Mas Luiza, por que resolveram colocar esse símbolo do capiroto no selo americano?" 
Primeiramente, volte duas casas e lê o que eu escrevi de novo, você vai ver que NÃO TEM NADA DE SATÂNICO NESSE NEGÓCIO. 

Mas respondendo sua pergunta, alguns fundadores dos Estados Unidos eram maçons, então pareceu uma boa ideia levando em conta o significado da figura. Seria algo como Deus abençoando a nação.

No Vietnã há uma seita religiosa chamada Cao Dai, que usa um olho (especificamente o olho esquerdo) dentro de um triangulo como uma representação de Deus.

A visão distorcida do conceito original do que realmente representa o Olho da Providência e os grupos que o adotam, é o pano de fundo de várias e várias e várias teorias de conspiração.

Mas só pra deixar bem claro pra você não sair por ai apontando pra tattoo do amiguinho chamando ele de satanista: OLHO DA PROVIDÊNCIA NÃO É DO CAPETA. Obrigada/De nada.

Na capa, temos a ilustração da Vika Naumova. Tem uma tattoo do Olho da Providência? Tá esperando as esperando o que pra postar lá no app do Tattoodo?! Aproveite para baixar o Tattoodo App! Nele você pode ver todas as nossas matérias sem nenhuma publicidade, tudo lindo e fácil de usar! Além de poder compartilhar as suas tatuagens com todo o mundo! Baixe agora mesmo: iPhoneAndroid


Related