História Da Tatuagem: Conheçam Mr Lucky o Pai Da Tattoo No Brasil

História Da Tatuagem: Conheçam Mr Lucky o Pai Da Tattoo No Brasil

Bora conhecer como a tatuagem chegou por aqui?

Pesquisamos a fundo como foi que a arte da tatuagem moderna chegou até nós. Faremos algumas matérias pra alimentar a mente de quem adora a arte da tattoo, e ama histórias!

A tatuagem moderna chegou aqui no Brasil no ano de 1959 através das mãos experientes e habilidosas do marinheiro dinamarquês, Knud Karald Lykke Gregersen, mais conhecido como Lucky. Moderna, SIM! Nossos índios já tatuavam-se há tempos, e não só pintura corporal, tatuagem mesmo! Injetando pigmentos na derme das mais dolorosas formas possíveis. Isso é tema pra outra matéria, vamos voltar ao foco!

Lucky aportou primeiramente em Santos, e de lá viajou pro Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, sempre levando seu kit de tatuagem pra poder disseminar a arte até então desconhecida por aqui. Naquella época existiam duas hipóteses pros policiais: ou você era marinheiro, ou você fazia parte da vagabundagem sem instrução colegial. Seus clientes se limitavam as pessoas que trabalhavam nos portos ou perto deles.

Mr Lucky tatuando em seu estúdio em Arraial Do Cabo RJ, poucos meses antes de falecer. #historiadatatuagem #tatuagemnobrasil #MrLucky #primeirotatuadorbrasileiro #inaciodagloria #historia #tattoodoBR #TatuadoresDoBrasil

Logo a sua clientela majoritária eram de marinheiros, estivadores, trabalhadores dos portos em geral, e as prostitutas que ganhavam a vida aproveitando a solidão dos marujos que viajavam meses sem ver a cor da terra, se é que vocês me entendem. Lucky tatuava apenas de dentro do navio por ser proibido tatuar no país naquela época.

Se você fosse parado por algum policial nas redondezas, somente uma pergunta era feita pra você: você é marinheiro ou vagabundo? Nessa sutileza! Ter tatuagem naqueles dias não era lá um simples grito de rebeldia ou amor a arte, a pessoa ia presa e passava a noite na cadeia apenas por ter desenhos no seu corpo. Olha só o que essa galera teve que passar pra hoje em dia sermos maioria!

Naquela época tu ia pro xilindró só por ter tatuagem! Imagine ser preso por causa do infinito no pulso! #historiadatatuagem #tatuagemnobrasil #MrLucky #primeirotatuadorbrasileiro #inaciodagloria #historia #tattoodoBR #TatuadoresDoBrasil

Conforme a tatuagem ia se propagando, obviamente mais pessoas de diferentes personalidades e classes sociais foram marcando seus corpos. E quando aparecia algum corpo tatuado pelas ruas, a mídia dava um jeitinho de criar aquele estardalhaço pra dizer que se tatuar era quase uma sentença de morte. Estão entendendo como que as coisas vão se somando pra ferrar um novo estilo de vida? Ainda não acabou, segura aí.

As coisas começaram a mudar um pouco quando alguns ex clientes de Lucky, começaram a aprender a tatuar e também deixarem suas marcas por aí. Inácio da Glória é um dos mais antigos tatuadores do país, e se mandou pra Brasília pra poder fazer seus desenhos por lá. E assim, tatuando militares e vários políticos, a nossa querida arte da tattoo foi ganhando uma visibilidade melhor, sem aquele estigma desgraçado de ser uma coisa criminosa.

Já chegando na década de 70, a tatuagem foi dando uma evoluída até nos materiais, e Inácio da Glória nos conta que fizeram uma pesquisa pra saber quantos tatuadores existiam no país naquele tempo, e eram apenas 10 tatuadores. Hoje em dia meus amigos, a indústria cresce mais de 400% ao ano, e temos milhões de tatuadores por aqui! Muito respeito a esses caras que asfaltaram a tatuagem no Brasil!

Nos anos 80 tudo parecia ir muito bem, até que explodiu a epidemia de casos de AIDS no país, e adivinhem quem levou fama nessa parada? Exatamente! A tatuagem foi uma das vilãs desse surto, e quando começaram a aparecer várias reportagens de como a doença era passada, o medo das pessoas se tatuarem aumentou muito e os tatuadores tiveram que dar seu jeito pra poder mostrar aos seus clientes que o procedimento que eles faziam era totalmente seguro.

Uma das matérias em revistas contando um pouco da história da tatuagem por aqui. #historiadatatuagem #tatuagemnobrasil #MrLucky #primeirotatuadorbrasileiro #inaciodagloria #historia #tattoodoBR #TatuadoresDoBrasil

Os tatuadores tinham que até mesmo soldarem as suas agulhas, UMA POR UMA! Não era uma tarefa nada fácil, já que muita gente se queixa de ter problemas respiratórios até hoje por conta do material químico inalado no procedimento. 

Vai achando que era fácil a vida de tatuador naqueles tempos! Uma parte do Kit pra soldar agulhas. #historiadatatuagem #tatuagemnobrasil #MrLucky #primeirotatuadorbrasileiro #inaciodagloria #historia #tattoodoBR #TatuadoresDoBrasil

Hoje em dia existem uma infinidade de agulhas, pra traçar, pintar e sombrear. Algumas com diferenças de poucos milímetros, que na arte da tatuagem fazem uma diferença gigantesca. 


Hoje em dia o sistema de agulhas mais avançado é de cartucho, o tatuador só troca a ponta e usa a mesma máquina. #historiadatatuagem #tatuagemnobrasil #MrLucky #primeirotatuadorbrasileiro #inaciodagloria #historia #tattoodoBR #TatuadoresDoBrasil

Nosso querido pai da tatuagem no Brasil faleceu em 1983, sem poder ver o rumo maravilhoso que a arte começou a tomar a partir de 1990! Os artistas começaram a ter contatos fora do país pra poderem importar equipamentos melhores, e com ferramentas feitas exclusivamente pra arte de desenhar na pele! 

Mr Lucky!

Além disso, grandes artistas internacionais começaram a vir por país, e assim aconteceu a primeira convenção de tatuagens por aqui. Exatamente em 1990, em São Paulo, aconteceu a Projeto SP em Barra Funda!


Esse intercâmbio de conhecimento, de técnicas diferentes, de produtos cada vez mais acessíveis aos artistas, o boom da tatuagem por aqui deslanchou de vez. Começando a tirar aquela visão tosca e retrógrada de que todo tatuado era ou vagabundo, ou criminoso! Outra pesquisa foi feita em 1990 e o número de tatuadores subiu de 10 pra mais de 100.

As convenções de tatuagem começaram a acontecer de forma mais assídua pelo país, ajudando e muito a disseminação do que é a arte na pele de verdade. Os tatuadores se empenhavam em melhorar seus portfolios, em trocar experiências com outros artistas, e isso foi mantendo os alicerces da tatuagem mais firmes!

Os tatuadores podem pedir a máquina como eles querem! Seja o desenho do chassi, e até mesmo pra qual tipo de tatuagem ele quer. Especial pra traço, e até pra canhotos! Hoje em dia tá tudo lindo! #CorunMachines #Corun #StarWars

Além dos tatuadores esperarem ansiosos por casa evento, o público interessado em conhecer como funciona nosso universo, e sair com uma tatuagem de lá, aumentava sempre a cada convenção!


Essas são algumas máquinas chamadas de rotativas. Elas quase não fazem barulho e tem de vários modelos, de vários fabricantes.

Claro que isso foi só uma pequena introdução pra mostrar os primórdios da tatuagem no Brasil. Existem muitos tatuadores dessa época que ainda estão na ativa e tem várias histórias pra contar! 

Não era nada fácil ser artista em tempos mais antigos, rolando até algumas brigas sérias, tipo de gangs rivais, se um tatuador abria um estúdio perto de outro, a porrada estancava e existem alguns relatos de que algumas mortes foram contabilizadas! Mas isso é assunto pra gente discutir mais pra frente, isso se eu conseguir que alguns deles falem algo sobre essa época!

Máquina tradicional de bobina da Corun. Especial pros nossos parceiros da Art Fusion! #CorunMachines #ArtFusion

Obrigado ao pessoal da antiga que me ajudou nessa! Tem muito mais história pra gente contar ainda! Tem um documentário maneiríssimo produzido pelo Tiago Ghizoni, que você pode ver aqui:

Agradecimentos: Gustavo Silvano, mestre do tradicional americano! Inácio da Glória pelas fotos, e Diovany Oliveira pelos papos enriquecedores. Aproveite para baixar o Tattoodo App! Nele você pode ver todas as nossas matérias sem nenhuma publicidade, tudo lindo e fácil de usar! Além de poder compartilhar as suas tatuagens com todo o mundo! Baixe agora mesmo: iPhone | Android

androidapplearrow-rounded arrowArrowsavatar-hollowavatar caretiPad Portraitcheckmark circle close-round closecomment-filled comment cross-fashioncrosscustomicondiscoverdone exiteyefilter globe hamburgerhearticon-loading iconlike-filled Likelocation mail nextphone pin-filled pin review-star review-studio Savescroll-downsearch ShareCombined ShapeCreated with Sketch. star Go to studio iconuserverifiedwebsite