Significado Das Mandalas Em 18 Tatuagens Mega Detalhadas

Significado Das Mandalas Em 18 Tatuagens Mega Detalhadas

Apenas relaxe e aproveite esses lindos desenhos calmantes.

A palavra mandala vem do sânscrito, a chamada língua dos deuses, clássica da Índia, e significa - literalmente - círculo.

Claro que há outros significados como, por exemplo, círculo mágico, concentração de energia... Mas, universalmente, a mandala é tida como o símbolo da integração e da harmonia. 

É inevitável olhar pra essa figura de circunferência tão perfeita, com desenhos extremamente simétricos, detalhes e padrões belíssimos e não sentir uma onda de energia calmante, tranquilizadora e relaxante.

Ao pé da letra, as mandalas são diagramas geométricos ritualísticos, algumas estão diretamente ligadas a determinado atributo divino, já outras são um tipo de encantamento, um mantra.

É difícil dizer quando surgiram exatamente, mas estudos apontam que sua primeira aparição pode ter sido por volta do século VIII a.C., ou seja, as bonitas estão aí antes mesmo de Jesus transformar água em vinho, mores!

Sabia que mandalas podem ajudar na concentração? Pois é, são ótimas pra te ajudar a atingir estados superiores de meditação. Outra coisa interessante sobre elas é que, por muito tempo, foram usadas como expressão artística e religiosa em pinturas rupestres. 

Feita por Ibrahim Barbosa na tatuadora/modelo alternativa Paula Moraes #IbrahimBarbosa #mandalatattoo #mandala #pontilhismo #dotwork #blackwork #tatuadoresdobrasil #brazilianartist #brasil #brazil

Também usadas em rituais indianos, tibetanos, de cura, na arte indígena e até mesmo na arte sacra de vários séculos. Boa dica pra você usar com aquela sua tia que diz que mandala é coisa do demônio, mostra pra ela que tem ligação forte com a religião que tá tudo certo. ;)


A mandala tibetana possui cinco aspectos importantes. Primeiro que o seu interior é um círculo que representa o cosmo, onde estão Hevjandra e Nairatma, divindades que representam a iluminação; em sua volta, estão as darkinis, oito figuras femininas que representam os pontos cardeais; margeando esse círculo está um quadrado com quatro aberturas, representando gentileza, compaixão, simpatia e serenidade. Envolvendo esse quadrado estão círculos que representam aspectos cósmicos, energia e atmosfera, e fora deles, há figuras que funcionam como proteção.

No âmbito da psicologia, o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung estudou a fundo a simbologia por trás das mandalas. Ele percebeu que seus pacientes relaxavam ou apresentavam melhoras com uso dessas figuras, dizia que elas poderias trabalhar a psique ajudando no processo de autoconhecimento do paciente.

Jung descobriu que as mandalas podiam expressar conteúdos interiores do ser humano e em seus estudos de manifestações do inconsciente, seus pacientes acabavam criando desenhos de mandalas de forma totalmente espontânea, sem nem ao menos saber do que se tratava o desenho ou que eles próprios haviam produzido. Para o psiquiatra, isso acontece com pessoas que obtém progresso no seu processo de autoconhecimento e individuação. 

Há quem diga que a figura das mandalas também se fazem presentes na natureza, no formato das pétalas dos girassóis e nos anéis das árvores, dos quais os espirais são considerados representação do universo.

A mandala também aparece na arquitetura, mais precisamente no maior monumento budista do mundo, o Borobudur, que é formado por pisos onde se encontram 504 estátuas de Buda e simboliza esclarecimento e o caminho para chegar até ele.

Segundo a religião budista, a mandala reflete a busca pela paz interior e talvez seja por isso que ela é tão reproduzida no mundo da tatuagem. Sua estrutura traz uma incrível riqueza de detalhes, não possui gênero, sendo assim, pode ser feita tanto por homens quanto por mulheres e pode receber diferentes e incontáveis formas e desenhos. 

Viu como a história por trás da figura da mandala é legal? Ainda por cima ajuda a manter a tranquilidade e a serenidade. Se você já tem a sua tatuada, não deixa de postar uma foto no nosso app com #MandalaTattoo na legenda!

Aproveite para baixar o Tattoodo App! Nele você pode ver todas as nossas matérias sem nenhuma publicidade, além de poder compartilhar as suas tatuagens com todo o mundo! Baixe agora mesmo: IOS | Android. Artistas, mandem seus portfolios pra gente: filipe@tattoodo.com. Obrigado!

androidapplearrow-rounded arrowArrowsavatar-hollowavatar caretiPad Portraitcheckmark circle close-round closecomment-filled comment cross-fashioncrosscustomicondiscoverdone exiteyefilter globe hamburgerhearticon-loading iconlike-filled Likelocation mail nextphone pin-filled pin review-star review-studio Savescroll-downsearch ShareCombined ShapeCreated with Sketch. star Go to studio iconuserverifiedwebsite