14 Tatuagens De Daruma Pra Te Dar Sorte

14 Tatuagens De Daruma Pra Te Dar Sorte

Um amuleto fofinho que tem uma história bem interessante por trás!

A cultura japonesa é riquíssima em tradições milenares e rituais supersticiosos para atrair coisas boas, uma delas é o Daruma (lê-se Darumá), também conhecido como Dharma.

O Daruma é um boneco feito de forma artesanal, redondo e oco, quase sempre ele é encontrado na cor vermelha mas pode ser achado em outras tonalidades e cada uma atrai um tipo de coisa.

O vermelho atrai boa sorte e felicidade, azul é para saúde e longevidade, o amarelo zela pela segurança, o preto chama fortuna e prosperidade e o branco atrai amor e harmonia.

O boneco faz referência ao fundador da Seita Zen do budismo, Bodhidharma. Segundo a lenda, esse monge indiano se exilou numa caverna por nove anos para meditar e, para não adormecer, acabou cortando fora suas pálpebras. Ousado. 

Aparentemente, o ato incomum do monge deu certo e após 9 anos enfiado na caverna meditando, ele atingiu o almejado "estado de iluminação", começou a ver com a mente em vez de ver com os olhos. Dessa forma, Bodhidharma ficou relacionado à esperança e a busca pela realização dos sonhos através da paciência, perseverança e obstinação.

Por isso o Daruma não tem olhos e, segundo a tradição, você precisa pintar um olho no boneco e fazer um pedido e só após ter seu desejo realizado que o outro olhinho deve ser pintado. Depois disso, o amuleto deve ser queimado, mas nada te impede de repetir o ritual quantas vezes quiser.

A ausência de braços e pernas do boneco é uma referência a posição de meditação de Bodhidharma, seus membros estariam ocultados pelo manto vermelho. Outra curiosidade é que não dá pra deitar o Daruma, culpa da sua forma arredondada e sua base mais pesada que o resto do seu corpo, o que traz embutido o pensamento de jamais desistir do nossos objetivos.

Até as sobrancelhas e barba do boneco tem uma história por trás. Ambos são desenhados artesanalmente, as sobrancelhas são feitas de forma que lembre o tsuru (aquele passarinho de origami) e a barba remete a forma da tartaruga (o kame), tanto um quanto outro são símbolos de vida longa na cultura japonesa.

O Daruma surgiu no século XVII, no sudeste do Japão. Começou a ser usado por agricultores que passavam por uma fase de dificuldade e precisavam aumentar a renda familiar, então, começaram a produzir e vender os amuletos.

Ainda é um hábito comum famílias fabricarem o talismã e estima-se que essa produção represente 80% dos bonecos feitos no Japão. Todo ano é realizada uma feira sempre nos dias 6 e 7 de janeiro próximo ao templo Daruma para vender os bonequinhos.

Pronto pra atrair coisas boas pra suas vida? Fica aí a ideia! Se você tem uma tattoo do Daruma não deixa de postar no nosso aplicativo com #DarumaTattoo na legenda!

Aproveite para baixar o Tattoodo App! Nele você pode ver todas as nossas matérias sem nenhuma publicidade, além de poder compartilhar as suas tatuagens com todo o mundo! Baixe agora mesmo: iPhone | Android. Artistas, mandem seus portfolios pra gente: filipe@tattoodo.com Valeu!

androidapplearrow-rounded arrowavatar-hollowavatar burger-search caretcheckmark closecomment-filled cross-fashioncrossdone exithearticonlike-filled LikeLocation iconlocation pin-filled review-star Path 2save-plusSavescroll-downsearch ShareCombined ShapeCreated with Sketch. star Go to studio icontag-button user-lock Checkmark_icon verifiedwebsite zoom-in zoom-out