16 Tatuagens De Águas-Vivas Fantásticas

By Luiza Siqueira - 
16 Tatuagens De Águas-Vivas Fantásticas

O que tem de bela ela tem de perigosa... Talvez por isso fique tão incrível em forma de tatuagem.

Uma das criaturas mais perigosas dos mares ilustrará a matéria de hoje, mas ao mesmo tempo que a danada é de matar - literalmente - ela também é magnificamente linda. Estamos falando da água-viva.

Esse animal marinho, que também pode ser chamado de medusa, nada por aí há mais de 650 fucking milhões de anos e possui cerca de 1500 espécies catalogadas.

Apesar da sua beleza que inspira mistério, a água-viva é bem perigosa. Seus tentáculos causam queimaduras na pele de quem as toca e algumas podem até injetar veneno em suas vítimas.

Seu corpinho fluido é de consistência gelatinosa, por isso toda aquela elegância debaixo d'água (mas meio nojento fora dela), e elas lembram muito o formato de um guarda-chuva. Grande parte das águas-vivas vivem em habitats de água salgada, mas também há algumas que preferem água doce. 

Essas belezinhas possuem estruturas sensoriais bastante elaboradas em seus corpos e usam seus tentáculos para capturar suas presas e a sua dieta é de, principalmente, microplânctons. Ah tá, mas como elas comem? Pode não dar pra ver, mas elas possuem boca sim e fica localizada na parte de baixo, no centro do seu corpo, entre os tentáculos.

Grande parte das águas-vivas se reproduzem de forma assexuada, ou seja, ninguém pega ninguém de fato. Os machos e as fêmeas soltam seus gametas sexuais na água, eles se encontram, se unem e originam uma larvinha, que se fixa em algum lugar e dará origem ao pólipo, que por sua vez produzirá outras águas-vivas.

Essas criaturas podem variar muito de tamanho, algumas tem menos de 2 centímetros enquanto outras podem atingir mais de 2 metros de diâmetro e com tentáculos de até 40 metros de comprimento. Um bichão meuzamigox! D:

Quase sempre sua locomoção depende das correntes marítimas, já que elas não tem força suficiente pra ir contra a correnteza. Entretanto, algumas águas-vivas conseguem nadar lançando um jato de água, podendo até se mover contra a corrente.

Seu nome não é à toa, já que 98% do seu corpo é composto por (adivinha) água, por isso, quando uma água-viva encalha na areia ela praticamente desaparece depois de um tempo, já que a água do seu corpo evapora. Tadinhas!

Elas tem alguns parentes conhecidos nossos como os corais, as anêmonas (a casa do Nemo, lembra?) e a caravela-portuguesa. 

Por serem um ótimo sinônimo de beleza, mistério, leveza e perigo, as águas-vivas acabaram se tornando uma ótima referência pra uma tatuagem incrível.

Gostou? Clica então em #jellyfishtattoo ou #aguaviva pra conferir mais no aplicativo do Tattoodo! Nele você pode ver todas as nossas matérias sem nenhuma publicidade, além de poder compartilhar as suas tatuagens com todo o mundo! Baixe agora mesmo: iPhone | Android. Artistas, mandem seus portfolios pra gente: filipe@tattoodo.com.

androidapplearrow-right arrow-rounded arrowavatar-followavatar-hollowavatar-unfollowavatar burger-searchcaretcheckmark closecomment-filled cross-fashioncrossdone exitfacebook hearticoninstagram like-filled Likelistlocation-hollow location mediumnext pin-filled play previous review-star Path 2save-plusSavescroll-downsearch shareshareEmail shareFacebook sharePinterest shareTwitter Combined ShapeCreated with Sketch. star studio-simpleGo to studio icontag-button user-lockverified website youtubezoom-in zoom-out