20 Tatuagens Do Mestre Em Biomecânico Alexandre Dallier

By
20 Tatuagens Do Mestre Em Biomecânico Alexandre Dallier

Esse é o cara quando o assunto é fundir anatomia humana com máquina!

Não, as imagens à seguir não são uma invasão de máquinas programada pela Skynet, e sim trabalhos fantásticos de biomecânico do George Clooney brasileiro (assim ele é chamado pelos mais chegados), o tatuador Alexandre Dallier

O artista que vive se dividindo entre Rio e São Paulo, começou a tatuar há, aproximadamente, 20 anos. Antes de se tornar um dos nomes de maior referência da tatuagem brasileira, Dallier atuava como educador social na prefeitura do Rio de Janeiro e, em paralelo, realizava projetos de arte pela cidade além de ministrar um curso de desenho na faculdade Estácio. 

Logo pelo início dos anos 2000, começou a ouvir das pessoas ao seu redor que deveria se aventurar pelo mundo da tattoo, algo que era seu desejo de muito anos. Lá pela década de 80, o tio do cara apareceu em casa com uma tatuagem no braço, um dragão, algo que o fascinou instantaneamente. 

Quando criança, Alexandre matava aula na escola para ficar espreitando a vida dentro de um estúdio de tatuagem, que ficava nas proximidades de onde estudava. Como eram feitos os desenhos, o barulho das máquinas, o processo da concepção de uma tattoo... Tudo isso fez germinar seu sonho de ingressar naquele universo. 

Seu estilo preferido é o realismo, ele adora desenhar nesse seguimento e isso o aproximou mais dessa escolha. A facilidade de desenhar utilizando técnicas de ilustração fez com que Dallier, tivesse base para levar toda sua experiência na manipulação dos mais diversos materiais artísticos para a pele, permitindo que pudesse se adaptar mais tranquilamente ao material de tatuagem, desempenhando assim o que faz no papel com a mesma maestria, só que em seus clientes.

O cara tem um projeto super legal que consiste em agregar a técnica do biomecânico em esculturas e pinturas famosas, como Monalisa e Pietá. O estilo que remete à questões robóticas e futuristas, algo que particularmente atrai Dallier. 

Isso lhe fez pensar sobre como seria incrível agregar esse conceito na máquina mais perfeita da natureza: o corpo humano. Assim, ele transmite a metáfora de que somos fortes como máquinas para podermos alcançar nossos objetivos na vida. 

Ele possui três critérios para criar seus trabalhos em biomecânico: movimento, textura e profundidade. Além disso, o artista pode se valer do ambiente ao seu redor, da natureza, pra se inspirar, podendo também ter na internet uma outra fonte para tal, mas sabendo ser fiel a si mesmo e não copiando jamais o trabalho de alguém.

O tatuador defende que é muito importante ser inovador, é uma tecla na qual ele sempre bate no seu aconselhamento para novos artistas da área. Tem como regra a frase "Criação é quando você questiona tudo", que faz com que ele enxergue seu trabalho de forma diferente, permitindo que sempre busque o novo. Enfatiza que na tatuagem não basta ser bom no que faz, é imprescindível que se desenvolva uma identidade visual própria.

Em seus workshops, a maioria deles grátis na sede da Art Fusion, sempre diz: ''Somos bons quando tornamos os outros melhores''. Pra se inscrever numa dessas turmas, é só seguir o pessoal da Art Fusion e o Dallier nas redes sociais!


Dallier diz que o que mais vê no cenário da tatuagem são profissionais preocupados em ser iguais a outros. Para acabar com esse ciclo da cópia, ele aconselha que peguem as técnicas de quem os inspira, disseque-as e adapte-as a sua forma de trabalhar, criando assim uma nova identidade visual, uma assinatura própria, que o torne conhecido pelo o que faz de diferente e inovador. 

Se quiser ver mais, clique aqui e veja o perfil de Alexandre Dallier no aplicativo do Tattoodo, e aqui pra acompanhar os trabalhos do seu estúdio em SP, o Art Fusion Concept Studio! Nele você pode ver todas as nossas matérias sem nenhuma publicidade, além de poder compartilhar as suas tatuagens com todo o mundo! Baixe agora mesmo e junte-se a mais de 500 mil usuários: iPhone | Android. Artistas, mandem seus portfolios pra gente: filipe@tattoodo.com. 

Book your next tattoo

Book your next tattoo

Top cities