13 Tatuagens Impressionantes Inspiradas Nas Criações De Van Gogh

By
13 Tatuagens Impressionantes Inspiradas Nas Criações De Van Gogh

Algumas obras do mestre, retratadas em tattoos maravilhosas!

Vincent Van Gogh é um dos grandes nomes da história da arte e também um dos artistas com trabalho mais influente. Nascido na cidade de  Zundert, na Holanda, em 30 de março de 1853, o pintor passou por poucas e boas tendo sua obra reconhecida e respeitada apenas após sua morte.

O holandês não teve uma vida fácil, passou fome, frio e viveu em situação precária morando em barracos à mercê da miséria. Vendeu apenas um quadro quando ainda estava vivo, intitulado "O Vinhedo Vermelho", sem jamais imaginar que teria o reconhecimento que possui hoje.

Seus pais eram Theodorus Van Gogh e Cornélia, de quem herdou o apreço por arte, e tinha quatro irmãos mais novos, sendo mais próximo de Theo, o segundo filho do casal.  

Quando criança, o artista aprendeu francês, alemão e inglês, mas abandonou os estudos aos 15 anos para trabalhar na loja de seu tio. Aos 24 anos, Vincent acreditava que sua real vocação era trabalhar com evangelização e chegou a estudar teologia por um ano no seminário. 

Van Gogh mudou-se bastante, morando em Londres, Ramsgate, Amsterdam e Bélgica, até finalmente estabelecer-se em Paris acolhido por seu irmão Theo, quando decidiu seguir a carreira de pintor no ano de 1886. Mesmo sem recursos financeiros, Theo sempre ajudara e incentivara Vincent.

Foi em Paris que o artista conheceu o movimento Impressionista, que exerceu forte influência sobre seu trabalho e conviveu com nomes como Edgar Degas, Paul Signac, Émile Bernard e Paul Gauguin, cujos quais também influenciaram o pintor. 

Pouco tempo mais tarde, Van Gogh viaja para Arles, sul da França e trabalha de forma intensa. Nessa época, seu amigo Gauguin se junta a ele, o que dá origem a uma convivência um tanto infeliz. Após dois meses de trabalho em conjunto fervoroso, em meio a brigas constantes, um dia ambos atingiram o ápice do destempero, ao ponto que Vincent ameaçou Paul com uma navalha. 

Gauguin resolve regressar a Paris após o incidente e Van Gogh, arrependido do ocorrido, tem um acesso de raiva e corta a própria orelha. O pintor então acaba sendo internado, e desse momento em diante suas crises passam a se tornar mais intensas.

O diagnóstico dos médicos para o caso do holandês foi depressão e ele, de forma totalmente voluntária, se internou em um sanatório. Quando suas crises ficaram mais controladas o artista voltou as suas atividades, e ficou tão inspirado pela paisagem local que pintava um quadro por dia. Foi aí que os traços de Van Gogh mudaram para o que conhecemos hoje, pinceladas bem curvas e espirais.

Em maio de 1890, o pintor holandês deixa a clínica e se muda para perto de seu irmão Theo. Ele continua pintando a todo vapor e também começa a se consultar com Dr. Paul Gachet, quem o inspira a pintar um de seus quadros mais famosos "Retrato do Doutor Gachet".

Mas Van Gogh continuava sofrendo com suas crises, quando em 27 de julho de 1890, durante um passeio no campo onde levava consigo um revolver para atirar em pássaros, o artista aponta a arma para o próprio peito e dispara. Mesmo gravemente ferido, ele ainda consegue chegar em casa e morre nos braços do irmão dois dias depois, aos 37 anos.

Acredita-se que seus motivos para tal ato tenha sido a sua vontade de deixar de ser objeto de preocupação para seu irmão, que o sustentava com dificuldade além de esposa, filho e mãe. Theo, por sua vez, fica em profunda depressão após a morte de Van Gogh e falece seis meses depois, deixando seu filho, Vincent, órfão de pai.

Ao todo, a obra de Van Gogh reúne mais de 800 telas, das quais algumas das mais conhecidas são "Girassóis", "Vista de Arles com Lírios", "Noite Estrelada", dentre tantos outros. O pintor só obteve reconhecimento após sua morte, seu quadro retratando seu médico, Dr. Gachet, está avaliado em mais de 82 milhões de dólares, ocupando lugar na lista das 10 pinturas mais caras do mundo.

Sem dúvida, Vincent Van Gogh é um artista atemporal, que foi capaz de transformar seu tormento em arte de forma pura e apaixonante, colorida e estonteante. Se você também é um admirador desse artista fantástico, não deixe de postar sua tattoo em homenagem a ele no aplicativo do Tattoodo!  Nele você pode ver todas as nossas fontes sem perigo, além de poder compartilhar como suas tatuagens com todo o mundo! Baixe agora mesmo: iPhoneAndroid. Artistas, mandar suas carteiras pra gente: filipe@tattoodo.com Valeu!

Book your next tattoo

Book your next tattoo

Top cities