CookiesThis site uses cookies to offer you a better browsing experience. Read our privacy policy to learn more
Sobrevivendo a Quarentena: Conjunto De Ferramentas Úteis e Divertidas Para Os Tatuadores

Sobrevivendo a Quarentena: Conjunto De Ferramentas Úteis e Divertidas Para Os Tatuadores

Brasil7 min Read

Pra esse Conjunto de Ferramentas aos artistas e tatuadores, nós falamos em como criar um espaço criativo, projetos legais pra inspirar, e os melhores aplicativos pra se manter conectado e se divertir!

Se você está querendo montar aquele estúdio dos sonhos de todo artista, ou precisa de novos jeitos pra se manter motivado durante a Quarentena do Coronavírus, nessa matéria a gente vai te dar várias dicas de como você pode contra-atacar o Covid-19. Desde visitar galerias de arte virtuais, criar sua própria fábrica de tecidos, vender camisetas e canecas até os melhores Apps pra você manter contato com amigos e família, aqui você encontra um mega kit FODA pra sobreviver a essa Pandemia!

Fight Corona - Paul Fuentes Design #fightcorona

Como Criar o Estúdio De Criação Perfeito Em Casa

A gente acredita que a maioria dos artistas já tem um cantinho da criação em casa. Escolher aquele espaço sagrado de pintura, desenho, criação e criatividade pura sempre é um dos primeiros passos quando um tatuador vai morar num lugar novo, certo? Mas se você deixou isso passar, não priemos cânico! Vamos aprender aqui como fazer esse lugar mágico, e se você já tem o seu, redecorar o que você já tem vai ser empolgante e terapêutico. Você como artista deve se sentir inspirado nos lugares que frequenta, principalmente sua casa!

Francis Bacon's art studio #FrancisBacon

Coisas Essenciais Pra Não Esquecer:

Encontrando um espaço adequado: Se você não tem um mini atelier em casa, pode ser que você prefira sempre criar suas coisas no seu estúdio de tatuagem, ou por não dispor de espaço pra isso. Mas é aí que a sua criatividade pode ser exercitada. Qualquer cômodo pode se tornar um local de criação com um pouco de imaginação e boa vontade! Você pode usar o chão, uma porta antiga ou algum pedaço de madeira e apoiar em caixas de som, ou vários livros pra virar uma mesa utilizável! Até aquela tábua de passar roupa que você não usa faz tempo. Onde existe a vontade, existe um caminho! Clichê pra caraca, mas é a mais pura verdade!

Estúdio do tatuador Servadio #Servadio

Iluminação: Muitas pessoas acham que a melhor luz pra se trabalhar é a natural, que vem do sol, tanto em estúdios quanto em casa, mas nem sempre isso é uma verdade imutável, especialmente se seu trabalho usa cores fortes. A luz natural vai mudando de intensidade e de ângulo conforme o dia passa, e isso pode mudar a sua percepção tonal do que está criando, e quando finalizar a arte ela vai estar diferente de quando você começou. Você pode usar lâmpadas halógenas, ou aquelas de LED que simulam a luz natural branca pra ajudar nesse processo.

Bernard Buffett's studio #BernardBuffett

Organize o Caos, ou não…: Essa dica pode não se aplicar a você. Alguns artistas se sentem mais criativos e confortáveis cercados de quadros, pinceis, tintas e toda sorte de materiais de desenho, projetos, livros e tudo mais que o faz ser feliz colocando a imaginação pra fora. E isso é comprovado pela ciência! Uma pesquisa da Universidade de Minnesota, mostrou que essa predileção pela ‘’bagunça’’, inspira os artistas a saírem da zona de conforto tradicional da sociedade, e que pode sempre produzir ideias e pensamentos novos… Ser criativo está relacionado em querer fazer o novo e não querer sempre repetir as mesmas coisas. E um ambiente não tão arrumadinho pode ajudar pessoas a serem bem mais criativas do que de costume.

Artista Jeff Sypherd em seu estúdio #JeffSypherd

Decoração: Uma renovação no espaço que você está acostumado a criar pode ajudar em novas ideias, especialmente se você não tinha tanto tempo assim pra cuidar desse cantinho da criatividade. Cerque-se de imagens, cores, sons, e objetos que você gosta pra dar aquele start no cérebro! Essa é uma ótima oportunidade de você colocar posters novos nas paredes, trocar os quadros de lugar e organizar sua coleção de adesivos de outros tatuadores e estúdios. Reorganize as suas obras, seu portfolio, com certeza você pode achar desenhos antigos que até esqueceu que fez!

Uma vez que você deu uma repaginada no seu ambiente, agora você pode meter aquele som sensacional que adora ou assistir filmes que vão inspirar você a criar na hora!

Exercícios Para Se Sentir Motivado e Inspirado:

Organize uma loja de produtos On Line

Essa é especialmente importante pros artistas que estão sem grana por não poder tatuar agora. Boas notícias: existem vários sites por aí que te ajudam a vender sua arte em camisetas, bonés, canecas e onde mais sua imaginação mandar! Threadless tem uma ótima iniciativa agora pros tatuadores criarem suas páginas totalmente grátis! Além dos possíveis produtos citados, tem até a possibilidade de você ter sua arte numa cortina de banheiro, fronhas de travesseiros e até shapes de Skate! Eles até cuidam da parte da logística, o que significa que você nem vai precisar ficar indo no Correio! (A parada toda é em inglês, mas vale a pena dar uma olhada e se esforçar no Google Tradutor se você não manjar dos english)

Moletom feito por Henry Hablak #HenryHablak

Flash de swanissober #swanissober

Camisetas de Charline Bataille #CharlineBataille

Dar Atenção a Sua Lista De Clientes

Apesar de todos os estúdios do mundo serem forçados a fechar em tempos de Pandemia, dar atenção aos seus clientes antigos e sua agenda de orçamentos pode ajudar muito no futuro! Aqui no Tattoodo nós temos ferramentas incríveis pra te ajudar nisso e se conectar com novos clientes que vão querer uma tatuagem sua quando tudo isso acabar. Você pode também usar a nossa Extensão do Instagram  pra transformar seus seguidores em clientes reais fazendo eles se cadastrarem na sua lista de emails, por exemplo. Dá até pra você saber em quais Estados tem fã do seu trabalho querendo que você faça uma visita!

Ilustração de Kristen Liu Wong #KristenLiuWong

Passear Por Museus e Galerias De Arte Virtuais

Muito legal saber que apesar de estarem fechados pra visitas presenciais, muitas galerias e museus continuam funcionando, e você pode ver todas as obras aí, do seu celular ou computador a hora que quiser! Galerias de realidade virtual são uma ótima pedida pra conhecer artes novas e inspiradoras. Vários sites disponibilizam seus acervos pra web, entre eles estão o Rikjsmuseum, e o VR-All_Art. Isso é essencialmente importante agora que os artistas estão em casa precisando de toda inspiração possível! Dê uma olhada também no Freight and Volume Gallery de Nova Iorque, depois passe pelo National Museum of Modern and Contemporary Art pra ver alguns dos trabalhos mais sensacionais que o mundo tem conhecimento. Você pode tornar essas visitas até num game indo até o Occupy White Walls. Nenhum deles você vai precisar pagar ingresso! De nada!

Experimente Algo Novo

Essa vai especialmente se seus materiais de arte acabaram antes disso tudo começar. Faça o download de alguns aplicativos como o Stop Motion Studio pra fazer animações. Dá uma olhada em sites de estudos como o Udemy pra aprender uma habilidade nova. Crie o seu próprio filtro no Instagram com o face filter. Crie a sua fábrica de tecidos com o Spoonflower. Faça algo novo pra estimular seu cérebro e ficar mais criativo!

Laranjas Tatuadas

Se você está louco ou louca de saudades de tatuar, que tal lembrar aquela época de aprendiz e fazer umas artes em algumas laranjas, cascas de banana e até aquela auto tatuagem também está valendo! A gente sabe que é muito diferente tatuar uma casca de laranja do que tatuar um cliente real, mas é uma forma de usar a sua maquininha e ter um pouco do gostinho da tatuagem! Se você quiser uma coisa mais profissional, você pode sempre comprar peles artificiais no site da Art Fusion e receber aí na sua casa!

Meditação

Muitas pessoas podem achar estranho, ou até mesmo se mostram céticas quando o assunto é meditação, mas a meditação é uma ferramenta muito poderosa pra deixar nossa mente centrada e buscar mais criatividade! Se você estiver ficando ansioso demais, as bads dessa situação toda estiverem querendo te pegar, é uma boa hora pra aprender a olhar pra dentro e se acalmar! Existem vários Apps e vídeos no YouTube que te ajudam nisso: Headspace, Calm, e Buddhify, são só algumas opções pra te deixar mais calmo!

Pintura de Joel Melrose #JoelMelrose

Tomar Aquele Banho Demorado. Serinho!

Pra algumas pessoas, estar trancado dentro de casa pode ser uma eterna festa do pijama, que quando você for perceber já está com pipoca até no cabelo, e aqueles salgadinhos grudados no sofá. Você deve pensar que isso tudo vai passar e manter uma rotina o mais normal possível! Chama uma galera pra fazer uma call de vídeo, contem piadas, zoem uns aos outros! Isso com certeza vai aumentar sua energia e tirar aquela nhaca de sono o dia todo!

Quadro de lillipore #lillipore

Melhores Aplicativos Pra Se Manter Conectado

Agora mais do que nunca os aplicativos de chamadas são essenciais pra gente não se sentir sozinho! A falta de contato físico pode deixar muitas pessoas tristes, se sentindo sozinhas e esquecidas, depressivas e com ansiedade… mesmo que a gente não esteja no melhor momento de nossas vidas com esse maldito Covid-19, seus amigos, familiares e colegas de trabalho ainda precisam de você! Lembre-se que o amor é um ciclo sem fim, se você pode dar um pouco do que você tem, ele volta pra você! Saúde e felicidade pra todo mundo.

Agora vamos mostrar alguns aplicativos pra deixar você em contato com a galera, e garantimos que pelo menos um deles vai encaixar no seu estilo de vida.

Pintura de Zac Scheinbaum #ZacScheinbaum

Zoom

O aplicativo foi criado com a intenção de ser estritamente pra negócios, mas ele é totalmente de graça e você pode fazer quantas chamadas quiser com até 100 pessoas! O mais legal dele é que todos veem todos ao mesmo tempo num sistema de mosaico, e você pode até mudar o fundo da sua chamada do seu quarto pra uma praia em Fortaleza!

Marco Polo

Ao contrário do Zoom ou FaceTime, o Marco Polo funciona como se fosse um walkie-talkie, que você pode mandar áudio e também vídeos! Ele é perfeito se você tiver amigos morando em países diferentes, ou não quer incomodar ninguém na hora errada. Como? Você pode mandar um áudio ou um vídeo com a duração que quiser, e a pessoa vai assistir ou ouvir quando ela puder! Tem vários filtros e você pode brincar de mudar a sua voz pra de um robô!

Pintura de Rodrigo Canteras #RodrigoCanteras

Houseparty

Assim como o Zoom, esse é um aplicativo em que você pode se conectar com toda sua família e amigos ao mesmo tempo. O que torna esse app diferente dos outros, é que você pode brincar com jogos divertidos com todos os membros do grupo!

Netflix Party

Tá, a gente sabe que o mundo inteiro conhece o Netflix e provavelmente o servidor deles deve estar fritando… mas o legal dessa extensão pro Google Chrome, é que você pode baixar o Netflix Party, e assistir as séries e filmes com as outras pessoas do seu grupo, fazendo comentários ao vivo com eles! A extensão permite que todos, cada um na sua casa, sincronizem o que estão assistindo e possam ver juntos, mas separados!

Pintura de Vitaly Morozav #VitalyMorozav


Justine Morrow
Written byJustine Morrow

Social Producer, Journalist, Editor, and Curator for Tattoodo I am here to support you 🌻 IG: @lathe.of.heaven

Find tattoo artists and tattoo shops in top cities

Related