Cookie settings

We and our selected partners would like to use cookies or similar technologies to collect information about you for statistical, functional and marketing purposes.

Dermatologia e Tatuagem: Como Funciona a Remoção De Tattoo à Laser

Dermatologia e Tatuagem: Como Funciona a Remoção De Tattoo à Laser
Brasil4 min Read

Vamos entrar um pouco no mundo das remoções de tatuagem!

Muitas pessoa vem fazendo remoções de tatuagem com laser, seja pra dar uma clareada e fazer um cover up, ou pra poder sumir com a tattoo de vez. 

Simbora tentar entender como funciona o mundo da remoção de tatuagens com laser. A técnica vem se popularizando e ainda traz muita curiosidade e dúvidas no pessoal. Será que funciona mesmo? Não tem nenhum perigo de fazer? A dor é muito grande? Vamos tentar te ajudar com essas questões!

Como funciona o laser? Ele é programado pra destruir as camadas de tinta na nossa Derme. Imaginem aí que nossa pele seja um sanduíche, a tinta da tatuagem fica no recheio da parada! Por isso que quando ela cicatriza a tattoo fica levemente mais clara do que quando recém feita! Aproveitemos pra explicar como funciona a tattoo no nosso corpo! Se liguem!

Isso é super normal e faz parte do processo de recuperação da pele, isso se você não fizer merda durante o período da cicatrização! A camada da Epiderme, parte de fora do sanduíche, tira a tinta de fora junto com as casquinhas, e se teu tatuador não tiver experiência pra pigmentar EXATAMENTE a parte do recheio, a tinta cai pra Hipoderme!

Daí nossos anticorpos são sinistros e criados pra expulsar os corpos estranhos de nosso organismo, e levam embora o pigmento que tá ali sem ser convidado. Por isso, acontecem os famigerados e horríveis traços estourados e sem definição nenhuma. Uma merda! E o laser faz exatamente isso: quebra as moléculas da tinta e joga pro fundo do poço pra ser retirado do corpo!

A remoção é um procedimento muito específico, e cada tipo de pigmento precisa de uma regulagem de intensidade e profundidade do equipamento. E tem gente se ferrando demais pelo mundo comprando kits de remoção caseiros! AI MEU DEUS! Esses malucos que vivem por aí! Além de existirem técnicas de produtos feitos em casa pra arrancar a pele fora, que óbvio que não vamos ensinar!

Basicamente, os caras dão anestesia local com alguma pomada que não funciona e o efeito de anestesia é zero, e LIXAM o local! Mano, eles lixam como se a pele fosse uma madeira ou ferro! Chessus, tô até arrepiado aqui! Vamos voltar pro procedimento profissa!

Agora, vamos falar de valores! Fiz uma pesquisa com alguns estúdios de tatuagens e clínicas de Dermatologia pra saber a média de preço, quantas sessões são necessárias e as principais informações sobre a técnica. O preço, se tem uma galera que reclama do valor de uma boa tatuagem, remoção com laser vai dar uma facada em vocês!

Uma sessão de laser, custa em torno de 400 a 800 reais 10 CM de área por desenho, dependendo do estúdio ou da clínica, e da técnica que vai ser aplicada. Sim! Existe mais de um tipo de laser, e os mais modernos e eficientes são obviamente mais caros, pois emitem pulsos ultra rápidos aumentando o poder de destruição do pigmento, e causando menos dano na pele.

E pra funcionar direitinho? Ela some de uma vez só igual aparecem os vídeos que vemos no Youtube? A resposta é não gafanhotos tatuados e desesperados! Dependendo do desenho serão precisas mais de 10 sessões com o laser! Aquela coisa linda que SOME na frente de nossos olhos no vídeo realmente acontece, mas só na hora!

Enquanto o procedimento vai cicatrizando, as cores vão voltando mais fortes e nítidas, por isso várias sessões são precisas pra deixar cada vez menos pigmento na Derme. As cores mais difíceis de serem removidas são o Azul, Verde, Roxo, Laranja e Amarelo. Daí a necessidade de regular o equipamento especificamente para cada cor. Por isso o número grande de sessões em tattoos maiores.

Eu nunca fiz nenhuma sessão de remoção, apesar de ter algumas tattoos no corpo que eu gostaria de dar uma clareada e fazer outras por cima. Quem nunca? Mas quem faz diz que a dor é 10 vezes maior do que ser tatuado. E as remoções com laser são seguras? Assim como na tatuagem existem os bons profissionais e os curiosos, aí começam os problemas!

Se o laser não for regulado especificamente pra sua pele, pras imperfeições que o local possa ter, e até mesmo qual tom de pigmento ele vai atingir, as coisas podem ficar bastante feias! Inflamações, pus, bolhas, coceira, e até mesmo cicatrizes permanentes podem acontecer. E uma tatuagem que você não curte mais vira muito mais que isso!

Existem também os casos onde o paciente tem alergia ao pigmento, e isso pode ser observado com um teste de toque antes de fazer o procedimento completo. Nesses casos, a única recomendação pra remover a tatuagem se o laser não resolver, é REMOVER a pele e fazer enxerto no local! E vocês achando que tinham que pensar bem antes de fazer uma tattoo, pensando só no futuro arrependimento de meter o nome do ex na pele!

Assim como fazer uma tatuagem, devemos ter mais cuidado ainda na hora de querer remover alguma arte do nosso corpo! As vezes, fazer um cover up é uma excelente saída, e temos profissionais no Brasil se aprimorando somente na técnica de coberturas. Na Tattoo Week, maior convenção de tatuagens do mundo, por exemplo, já tem categoria de Melhor Cover Up!

Remoção com Laser não é barato, e você não deve jamais tentar fazer em casa ou em pessoas não qualificadas pro trabalho! Procure sempre clínicas e estúdios renomados e respeitados pra isso! Não queremos ver vocês chorando por se arrependerem de terem se arrependido de se arrepender de uma tatuagem! Entenderam? Hahahaha

Se você está pensando em se depilar usando a técnica do laser, saiba que se no local tiver uma tatuagem, ela vai ser clareada também! Mesmo que você não queira, mas isso é assunto pra uma próxima super matéria com a nossa Dermatologista!

Essa matéria foi mais uma em colaboração com a Dermatologista Dra Aline Ramalho! Dra. Aline Santos Ramalho - CRM RJ  5274797.1. Aproveite para baixar o Tattoodo App! Nele você pode ver todas as nossas matérias sem nenhuma publicidade, tudo lindo e fácil de usar! Além de poder compartilhar as suas tatuagens com todo o mundo! Baixe agora mesmo: iPhoneAndroid




Filipe Lopes
Written byFilipe Lopes

Editor/Produtor Tattoodo. Aprendiz de tatuador no Art Fusion Concept! #TATTOODO #TattoodoBR #TeamTT

Related