Cookie settings

We and our selected partners would like to use cookies or similar technologies to collect information about you for statistical, functional and marketing purposes.

Tatuagem Nos Olhos Deixa Mulher Completamente Cega! Os Perigos Do Eyeball Tattoo

Tatuagem Nos Olhos Deixa Mulher Completamente Cega! Os Perigos Do Eyeball Tattoo
Brasil5 min Read

Conforme o tempo passa, mais relatos de pessoas que ficaram cegas ou com algum problema nos olhos aparecem nas redes sociais.

A técnica de pintar a parte branca dos olhos se chama Eyeball Tattoo, ou Sclera Tattooing, embora muitas pessoas digam que não se trata de uma tatuagem, assim ela foi chamada pelo seu criador Shannon Larrat lá em 2007! A gente tem uma matéria bem maneira contando como foi que ele teve essa ideia, mas vamos deixar esse link pro final, pois temos notícias nada agradáveis pra mostrar agora. Desde sempre as pessoas se perguntavam sobre o medo de dar algum problema na visão, se poderia afetar em alguma coisa, e durante anos tudo ficou muito nebuloso e sem novidades, até agora...
Recentemente o caso da modelo Aleksandra Sadowska chamou a atenção de todas as grandes mídias mundiais, para o caso dela, em que ela ficou completamente cega de um olho, e o médico já avisou que em breve ela perderá a visão do outro também.

Em entrevista ao site Daily Mail, Aleksandra conta que está processando o tatuador que fez o procedimento, e ele pode pegar até 3 anos de cadeia por causa disso, além dela estar pedindo uma indenização ao profissional que é apenas identificado como Piotr A. Ele continua atendendo em seu estúdio enquanto o caso não vai a julgamento. A defesa de Piotr diz que ele é inocente, claro! Aleksandra disse que no dia da aplicação ela já sentiu um incômodo grande, mas ele disse que fazia parte do procedimento e que era normal sentir dor nos primeiros dias. Outro caso em que o procedimento se mostrou perigoso, foi com a modelo Amber Luke, que ficou cega durante 3 semanas, e depois ela disse que a visão voltou ao normal.

Aleksandra conta que o modificador usou tinta de tatuagem em pele pra fazer o procedimento, e que isso mostraria que ele começou errado desde sempre. Mas o problema maior é que não existem materiais ou ferramentas recomendados ou feitos exclusivamente para pintar os olhos, diferente das tatuagens que tem máquinas, agulhas, tintas e toda uma infinidade de materiais pra isso. O uso da tinta de tatuagem pode acarretar complicações bizarras, como transformar o líquido do pigmento em borracha com o contato com a luz solar. Para o Oftalmologista Richard Yudi Hida, chefe do setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, é extremamente não recomendável fazer a modificação.
''As complicações podem ser desde uma conjuntivite química, alergia, infecção do globo ocular, perfuração ocular, descolamento da retina e uveíte até a cegueira irreversível. Se for injetado em camadas mais profundas dos olhos, provavelmente causará cegueira irreversível súbita''

E foi exatamente isso que aconteceu com Aleksandra, e também com Catt Gallinger e um outro usuário do Instagram que não revela o nome, mas mostra que o considerado melhor modificador corporal do mundo também o deixou cego, e ele teve que retirar o globo ocular por completo. Se você tem nervoso de fotos gráficas, fica aqui o Spoiler que vem chumbo grosso pela frente. Catt Gallinger foi umas das primeiras pessoas a mostrar complicações públicas com o Eyeball. Ela ficou conhecida como a "Mulher que chorou tinta'', o motivo? Se liga na foto a seguir:

Catt não gosta de falar sobre como está o seu olho, durante uma época ela colocou em seu Facebook que tinha conseguido reverter o procedimento e que estava tudo bem, mas logo depois ela admitiu que estava passando por uma fase de depressão e queria parar de receber mensagens de ódio. Com a postagem dela dizendo que tinha tirado a tinta do olho, muitas pessoas da comunidade da modificação corporal mundial ficaram esperançosas, pois não tem como, até os dias de hoje, fazer a reversão e a parada é PERMANENTE! O caso do rapaz que perdeu um olho aconteceu em Maio de 2019, e ele conta que Emilio Gonzalez viu na hora que tinha errado o procedimento, se afastando da maca e mandando um ''Puts'' involuntariamente. E depois disse que estava brincando. Aqui vão algumas fotos do ocorrido:

Emílio respondia o cliente dizendo que toda a dor e desconforto eram normais, afinal de contas, ele tinha enfiado uma agulha nos olhos né? E ficou nessa enrolação durante uma semana até o cliente finalmente desistir e ir procurar um médico. Ele explica que Emílio ligou pra ele muito nervoso, dizendo pra não ir a nenhum oftalmologista que ele com certeza iria rir da cara dele. Antes de Emílio mandar ele ver uma segunda opinião, o cliente tinha se consultado com 5 médicos diferentes, e todos eles foram bem atenciosos e só falavam que esperavam que o melhor acontecesse, mas que era muito difícil e grave a situação dos olhos. Mas infelizmente o pior aconteceu, e na terceira semana ele teve que passar por uma cirurgia de emergência num hospital referência em olhos de Nova Iorque, e a solução foi remover o olho esquerdo.

Pra completar a desgraça, ele perdeu a visão um dia depois do seu aniversário, e postou uma foto deitado na maca logo após remover o olho

A modelo Catt Gallinger, depois de ver a repercussão do caso de Aleksandra, fez uma postagem no seu Facebook pessoal, vamos resumir aqui pra vocês:
''Nestes últimos seis meses mais de três pessoas que eu tive conhecimento ficaram cegas por causa disso. As minhas fotos e o meu caso ficaram conhecidos mundialmente, e mesmo assim as pessoas continuam a se arriscar e a fazer o procedimento. Eu sou totalmente contra isso! Pelo menos até os médicos não inventarem métodos seguros de fazerem isso! Só se passaram três anos, mas eu me lembro como se fosse ontem, toda a dor que eu sentia antes de fazer a cirurgia pra amenizar os danos. O que eu posso tentar descrever é como se eu tivesse dando a luz pelos olhos! Como se pedras nos rins saíssem pelo meu globo ocular! Até hoje eu sinto dor, tenho sensibilidade a luz, as vezes fica inchado e eu não sei o que o futuro me reserva, os médicos não sabem o que fazer. Mas eu só repito pra todo mundo: NÃO TATUEM A PORRA DOS OLHOS!''

Catt recebeu muitos xingamentos dizendo que ela era burra demais, por saber dos riscos e por fazer com o ex namorado, que não era modificador corporal, era um tatuador que tinha um relacionamento abusivo com ela, e no dia os dois estavam sob efeito de drogas. Mas Catt não se cala e com o caso de Emílio Gonzalez, sendo considerado o mais experiente e mais bem preparado pra isso ela diz:
''As pessoas dizem que eu fiz o Eyeball com quem não sabia direito, que eu deveria ter procurado um profissional. Mas agora que o melhor de todos deixou uma pessoa cega, eu continuo sendo contra o procedimento!''

Aqui no Brasil já existem muitas pessoas que tem o Eyeball Tattoo, e nenhuma delas admite publicamente passar algum tipo de incômodo. Mas existem modificados que confessam para amigos próximos que sentem dores constantes, ardência, dificuldade de enxergar e sensibilidade a luz. Não vamos divulgar nomes, mas nos vemos na obrigação de divulgar isso, pois existe sim risco, e riscos enormes de você fazer o procedimento e chegar a ficar cego. Alguns ''profissionais'' improvisam em além de tinta de tatuagem, até tintas de impressora pra fazer o Eyeball. Não queremos ditar o que você deve fazer ou não, mas estamos expondo os fatos. Agora é com você!
Matéria mostrando a história do Eyeball Tattoo aqui!


Filipe Lopes
Written byFilipe Lopes

Editor/Produtor Tattoodo. Aprendiz de tatuador no Art Fusion Concept! #TATTOODO #TattoodoBR #TeamTT

Related