Dermatologia: Mitos e Verdades da Cicatrização das Tatuagens

Filipe_Lopes in Brasil

Conseguimos uma entrevista exclusiva com uma das mais renomadas dermatologistas do Brasil, a Dra Carolina Reato Marçon!

Dra. Carolina Marçon, médica dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM: 113.379 / RQE: 31.059
Dra. Carolina Marçon, médica dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM: 113.379 / RQE: 31.059

Ela participa de vários encontros nacionais e internacionais de sua área, se mantendo assim sempre muito bem informada sobre tudo que tem de mais novo e avançado em termos da ciência, e os perigos que nossa pele corre no dia a dia. Ela é sempre convidada para dar entrevistas para programas de televisão em todo Brasil, e nós temos a honra e a felicidade de ter uma profissional tão gabaritada respondendo as perguntas que todo mundo sempre faz sobre a cicatrização, o que pode e o que não pode, afinal, a alimentação influi na cicatrização? Resposta curta: NÃO! Quer saber mais? Vem com a gente e leia até o final, vocês vão se surpreender com as respostas!

Dra Carolina no SPTV
Dra Carolina no SPTV

Essa matéria veio pra ajudar a elucidar dúvidas e corrigir alguns erros que possamos estar cometendo durante a cicatrização de nossas obras de arte no corpo. Resolvi ir atrás de uma matéria mais investigativa e com os critérios MÉDICOS e não somente aceitar o que os tatuadores nos dizem sobre o que fazer, que me desculpem meus queridos tatuadores, mas a tatuagem é uma FERIDA e precisa ser tratada como tal e com todos os cuidados possíveis. Espero que assim as dúvidas fiquem para trás e tenhamos daqui pra frente um cuidado especial com nossas tatuagens! Vamos às perguntas:

Plástico filme assim que a tatuagem acaba de ser feita
Plástico filme assim que a tatuagem acaba de ser feita

O plástico filme pode ser usado? Se sim, qual o uso correto para não haver complicações?

"O plástico filme funciona como um curativo fechado, protegendo a área tatuada contra partículas externas (agentes infecciosos, sujeira, alérgenos), ajudando na "fixação" dos pigmentos e proteção do desenho e facilitando a absorção dos produtos aplicados (pomadas cicatrizantes). É interessante que seja utilizado pelo menos nas primeiras 48h após o procedimento, período em que a ferida está aberta e a pele desprotegida pela ruptura induzida pelas agulhas.

Recent from Brasil

   O uso não deve ultrapassar três dias, a região dever ser adequadamente higienizada e o plástico trocado 2 x ao dia. O uso prolongado e a limpeza inadequada podem favorecer infecções. O ambiente úmido e aquecido proporcionado pelo filme em contato com a pele pode se transformar em um meio de cultura bacteriana, por isso é importante que esses cuidados sejam seguidos."

Tatuagem infeccionada
Tatuagem infeccionada

Como a Dermatologia explica a tatuagem?

"O procedimento em si, que consiste no microagulhamento da pele para inserção dos pigmentos coloridos na derme, além da presença de agentes estranhos para o organismo (pigmentos), geram um processo inflamatório cutâneo, com ativação do sistema imunológico e das vias de cicatrização. Esse processo caracteriza-se pela vermelhidão e inchaço no local, que atingem um pico em 48-72h, havendo posterior epitelização e recuperação completa da pele em 7 a 14 dias, variando de pessoa para pessoa e de acordo com o local tatuado. A atividade imunológica contra os pigmentos pode durar mais tempo.

   A composição da tinta de tatuagem mudou drasticamente ao longo dos anos. No passado, os sais de metais - chumbo, cobalto, e de carbono foram utilizados em tintas. Hoje, muitas tintas de tatuagem modernas (especialmente os vermelhos intensos e amarelos) contêm corantes orgânicos azo com plástico à base de pigmentos que também têm usos industriais na impressão, têxteis e pintura do carro. Como resultado, há muitas incógnitas sobre como essas tintas interagem com a pele e dentro do corpo, e, se elas são as responsáveis por um aumento do número de complicações."

Exemplo de uma boa cicatrização de tatuagem, feita por Alexandre Dallier, tatuador profissional com mais de 15 anos de experiência, faz parte da equipe Tattoodo Brasil de tatuadores
Exemplo de uma boa cicatrização de tatuagem, feita por Alexandre Dallier, tatuador profissional com mais de 15 anos de experiência, faz parte da equipe Tattoodo Brasil de tatuadores

Existe alguma restrição do que NÃO COMER durante a cicatrização?

"Existem suposições de que a alimentação poderia interferir na recuperação da pele após a tatuagem e que alguns tipos de alimentos poderiam favorecer alergias, no entanto, não existem evidências científicas consistentes para sustentar essas afirmações. A presença dos pigmentos na derme, que são considerados corpos estranhos pelo organismo, desencadeia uma reação imunológica, que pode ser intensa e se manifestar na forma de alergia, tanto a curto, quanto a longo prazo. O papel da alimentação (reação cruzada) na indução ou potencialização desse processo é incerto.

   O que se sabe é que uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo, em especial do sistema imunológico, que está envolvido na cicatrização e prevenção de infecções, portanto dieta saudável, rica em proteínas magras, frutas e verduras será sempre recomendada e bem vinda, em especial após procedimentos invasivo."

Resumindo o assunto alimentação: não existe restrição quanto o que você pode comer e uma má cicatrização, claro que se você tem alergia a algum alimento você não deve NUNCA ingeri-lo, e que uma alimentação saudável faz bem pra todos nós, em qualquer momento da vida.

Outra tatuagem feita por Alexandre Dallier, com a cicatrização perfeita
Outra tatuagem feita por Alexandre Dallier, com a cicatrização perfeita

Tatuagens depois de uma semana geralmente coçam muito, você pode explicar o que acontece? Isso é normal?

"A coceira faz parte do processo cicatricial. A reação inflamatória que o procedimento desencadeia, leva a liberação de algumas substâncias que podem ter ação estimulante sobre o sistema nervoso local, manifestando-se na forma de prurido (coceira). Recomenda-se não coçar, pois o contato com a mão e unhas, geralmente contaminadas, pode favorecer a penetração de bactérias. Além disso, a ação mecânica do ato de coçar pode arrancar as casquinhas que se formam e tem importante ação no processo cicatricial. As crostas se desprendem quando a pele abaixo se re-epiteliza, arrancá-las pode prejudicar a cicatrização."

Viu galera, coçar é normal e realmente EVITEM de coçar. Coloquem um gelinho em cima que ajuda a aliviar!

Mais uma linda tatuagem por Alexandre Dallier cicatrizada
Mais uma linda tatuagem por Alexandre Dallier cicatrizada

Em cicatrizes de operações, em quanto tempo a pele se torna integra para ser tatuada? Li em alguns lugares que é no mínimo 2 anos. Isso procede?

"O processo cicatricial completo demora cerca de 1 ano e meio, antes disso não é recomendado que seja feito nenhum procedimento."

Tatuagem para cobrir cicatrizes da linda tatuadora Flávia Carvalho
Tatuagem para cobrir cicatrizes da linda tatuadora Flávia Carvalho

Clique aqui para ver nossa matéria em português mais acessada! O lindo projeto da tatuadora Flávia Carvalho!

As pomadas mais usadas pelo pessoal são Bepantol e Nebacetin, alguns chegam ao extremo de passar Dersani! Qual seria a recomendação médica para a tatuagem?

"Ao se fazer uma tatuagem, alguns cuidados básicos são de suma importância para que o desenho fique conforme o desejado, evitando descoloração, infecção e deformidades na tatuagem. O cuidado mais importante é a adequada higienização do local, que deve ser feita 2 x por dia, com sabonete neutro ou antiséptico de linha dermatológica.

   No dia em que fizer a tatuagem, recomenda-se evitar banho quente e não molhar a tatuagem, se for possível. Nos dias subsequentes podem ser utilizadas pomadas com propriedades cicatrizantes, como por exemplo as que contém dexpantenol - potente ação emoliente e formação de barreira, favorecendo o processo cicatricial. Pomadas antibióticas, como a Nebacetin, devem ser evitadas, pois são sensibilizantes, podendo desencadear reações alérgicas, além da indução de resistência bacteriana quando utilizadas de forma desnecessária. Antibióticos de uso tópico devem ser utilizados somente quando houver necessidade, sob orientação do dermatologista."

Bio Mecânico cicatrizado de Alexandre Dallier
Bio Mecânico cicatrizado de Alexandre Dallier

Alguns tatuadores para participar de convenções, falam pro cliente passar apenas vaselina na cicatrização da tatuagem. Isso não seria perigoso por conta da composição da vaselina?

"A vaselina, assim como a Nebacetin, tem componentes sensibilizantes, devendo ser evitada."

As mamães e as tatuagens
As mamães e as tatuagens

Você saberia me dizer se a gestação tem alguma restrição quanto a fazer tatuagem? Se sim, sabe informar o tempo que a mãe deve esperar pra se tatuar?

"Sim, tatuagens estão contra-indicadas na gestação. Não existem estudos com nível de evidência considerável que comprovem a segurança do procedimento para as gestantes e fetos/bebês. Anestésicos tópicos, que geralmente são utilizados para a execução, também não são recomendados pela falta de evidência de segurança. Somente deve-se pensar em tatuar após o término da amamentação."

Dra Carolina ainda faz mais algumas indicações para as tatuagens, leiam abaixo:

Antes e após fazer a tatuagem é importante ter alguns cuidados para evitar complicações:

- É fundamental certificar-se da adequação do estúdio as normas sanitárias, o que envolve esterilidade do material utilizado e adequadas condições de assepsia. Verificar se as tintas e equipamentos têm a validação da ANVISA no rótulo, além de procurar sempre um profissional de confiança.

Love Hate Social Club, estúdio de Ami James em londres
Love Hate Social Club, estúdio de Ami James em londres

- Na hora de escolher a região do corpo a ser tatuada, também é preciso cuidado. Por exemplo, não é recomendável que a tatuagem seja feita sobre pintas, pois isso pode dificultar a avaliação médica de eventuais mudanças da lesão, mascarando sinais de um possível câncer de pele.

- Pessoas com histórico de quelóide ou cicatriz hipertrófica não devem tatuar, pois a tatuagem pode cicatrizar com formação de novas lesões.

Filtro solar, bloqueador solar, protetor, seja lá qual for o nome: USE!!!
Filtro solar, bloqueador solar, protetor, seja lá qual for o nome: USE!!!

- A exposição das tatuagens ao sol deve ser evitada, pois as cores podem se modificar e a tatuagem desbotar. Por isso, os cuidados devem ser redobrados no verão. A exposição à radiação solar faz com que a tatuagem perca a cor e o brilho. O sol causa reabsorção e oxidação dos pigmentos, o que deixa a tatuagem com aspecto desbotado e envelhecido. Além disso, todo pigmento é fotossensível, então, quanto mais o local da tatuagem ficar exposto à luz solar, mais risco de ela não se preservar. O ideal é usar protetor solar de amplo espectro UVA/UVB, de preferência com propriedades minerais, que contenham dióxido de zinco e óxido de titânio (barreira física à radiação). Deve ser usada uma camada grossa do produto, reaplicada a cada duas horas. As queimaduras solares podem modificar muito a coloração da tatuagem. Os cuidados para quem fez tatuagem há pouco tempo devem ser ainda mais intensos.

- Evitar praia, piscina, clube e principalmente academia (ambiente extremamente contaminado) até que a cicatrização esteja totalmente estabelecida, pois são focos infecção.

Lindas explicações né? Tem alguma dúvida a mais? Manda pra mim no email filipe@tattoodo.com que eu mando pra doutora e nós voltamos com outro especial de cicatrização!

Filipe_Lopes

@Filipe Lopes

Representante América Latina, Editor/Produtor Tattoodo. Sócio-Proprietário do Zero21 Tattoo Studio, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Amor incondicional à tatuagem, modificação corporal e artes visuais! A tinta na minha pele é tão vital quanto o sangue que corre nas minhas veias!

Follow

More from Author

We Recommend

Recent Staff Picks